Nascido logo como híbrido para se destacar no aguerrido segmento dos "crossovers" ou, se preferir, dos "SUV urbanos", o Kia Niro recebeu neste final de ano o seu maior trunfo, uma versão de "carregar na tomada", com autonomia eléctrica anunciada de 58 km! O Niro Plug-in Hybrid (PHEV) consegue, assim, consumos muito mais baixos que a primeira versão híbrida a chegar ao mercado.
A sua imagem não é, contudo, das mais excitantes que existem na gama do construtor sul-coreano, primando pela discrição das formas que apenas assumem mais forte personalidade na frente.
HABITÁCULO. Os generosos 2,7 m de distância entre eixos estão bem reflectidos no habitáculo do Niro que é bastante espaçoso, nomeadamente para os ocupantes do banco traseiro. Não só têm largueza para as pernas como a altura ao tecto é também ampla, dando uma sensação de desafogo que é sempre bem-vinda
Por fim, como seria de esperar, a bagageira é pequena, apenas com 324 litros, o que poderá ser um óbice em termos de funcionalidade. Mas era preciso "encaixar" as baterias de iões de lítio, com 8,9 kWh de capacidade, nalgum lado…
Mas a bateria não dura sempre e uma altura chega em que o motor a gasolina tem de ser chamado à acção. Sem grandes exigências, mal se ouve e lá vai dando uma preciosa ajuda, embora se notem logo os consumos a subir. Os 1,3 l/100 km anunciados são totalmente irrealistas, mas é fácil, mesmo numa condução mais despachada, ficar abaixo dos 4 l/100 km andando sempre no modo híbrido.
Ficha técnica
Motor a gasolina 1.6 Kappa GDi
Cilindrada (cc) 1 580
Potência máxima (cv/rpm) 105/5 700
Binário máximo (Nm/rpm) 147/4 000
Motor eléctrico Síncrono
Potência (kW-cv/rpm) 44,5-61/2 330 – 3 300
Binário (Nm/rpm) 170/0 – 2 300
Desempenho conjunto
Potência (cv/rpm) 141/6 000
Binário (Nm/rpm) 265/2 330
Velocidade máxima (km/h) 172
0 a 100 km/h (s) 10,8
Consumo médio (l/100 km) 1,3
Emissões de CO2 (g/km) 29
Preço (€) 38 490
Preço da unidade ensaiada (€) 40 558
+ SISTEMA HÍBRIDO. É de funcionamento extremamente eficaz, se utilizado com os devidos cuidados. Na cidade conseguem fazer-se 50 km em modo eléctrico, o que é mais do que muita gente percorre num dia de trabalho. E a gestão entre o motor a gasolina e o eléctrico é feita de forma quase imperceptível.
- PRESTAÇÕES. Com um total de 141 cv e 265 Nm para quase 1600 kg nesta versão mais equipada, o Niro PHEV entra… em conflito: para conseguirmos o seu objectivo de baixos consumos temos de ter paciência nos ganhos de velocidade; se temos pressa e precisamos que ele se despache, lá se vão as vantagens híbridas…